quarta-feira, 12 de setembro de 2007

BROWNSEA - 100 Anos de Escutismo (Continuação)


Já vimos como era programado o dia-a-dia dos jovens pioneiros do Escutismo no 1º. Acampamento experimental de Brownsea. Paralelamente iam-se formando os Guias de Patrulha, figura nuclear do método criado por Lord Baden-Powell. Podemos dar uma vista de olhos a uma Carta aos Guias de Patrulha, que é demonstrativa da importância que BP dava ao cargo:
" Quero que vocês, Guias de Patrulha, entrem em acção e instruam as vossas Patrulhas inteiramente sózinhos e à vossa maneira, porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar em cada um dos rapazes da Patrulha e fazer dele um bom companheiro, um verdadeiro Homem. De nada valerá ter um ou dois rapazes admirávelmente preparados, se o resto não prestar para nada. Vocês devem procurar fazê-los todos positivamente bons. Para o conseguir, a coisa mais importante é o vosso próprio exemplo, porque aquilo que vocês fizerem, acreditem que os vossos Escuteiros também o farão!
Têm mostrado a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumprem ordens, esteja ou não presente o Chefe Escuteiro. Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de presuação, pois os vossos rapazes seguirão o vosso exemplo.
Mas lembrem-se sempre que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.
Baden-Powell of Gilwell".
A identificação das Patrulhas fazia-se pela ostentação de umas fitas que cada elemento trazia colocada no ombro esquerdo, com uma cor para cada animal. Por exemplo, os Corvos usavam a fita roxa, os Lobos a azul, os Touros a verde e os Maçaricos Amarela.
Os Guias distinguiam-se por serem portadores de uma vara curta, onde se via presa uma bandeira triangular de cor branca, onde Baden-Powell pintou de côr verde o animal tótem da Patrulha, bem como as letras BA, correspondente à primeira e última letra da palavra "BROWNSEA".
Mas o Guia de Patrulha tinha outro distintivo: Uma flôr de lis recortada em feltro branco, presa na parte dianteira do seu chapéu através de um alfinete.
Quando falamos do Acampamento de Brownsea, fala-se muito de Baden-Powell, como é lógico, mas muito pouco dos outros participantes. Quantos eram, afinal? Não estão muito claros os números, havendo divergência de opiniões entre os "historiadores" escutistas, ainda que pareça haver uma quase unânimidade de que seriam entre 20 e 30 os elementos distribuídos pelas quatro Patrulhas. Fala-se que BP levou como assistente o sobrinho Donald Baden-Powell, que tinha apenas 9 anos, razão porque foi apenas "ordenança" do tio.
"STAFF" DE CAMPO - KRAAL:
* Robert BADEN-POWELL, 50 anos - Chefe do Acampamento;
* George GREEN, 48 anos - Assistente - Capitão das "Brigadas de Rapazes";
* Kenneth MAC LAREN, 47 anos - Assistente;
* Henry ROBSON, 51 anos - Assistente - Capitão das "Brigadas de Rapazes";
* Donald BADEN-POWELL, 9 anos - Ordenança de BP
PATRULHA CORVO:
- Guia Herbert BARNES, 15 anos, interno da Cartucha;
- Herbert COLINGBOURNE, 15 anos, Escuta de Bornemouth;
- Humphrey NOBLE, 15 anos, interno de Eton;
- William RODNEY, 10 anos, interno - + 1915;
- James TARRANT, 16 anos, Escuta de Bornemouth, + 1911;
PATRULHA MAÇARICO REAL:
- Guia George RODNEY, 15 anos, interno de Eton;
- Terry BONDIELD, 13 anos, Escuta de Bornemouth;
- Richard GRANT, Escuta de Bornemouth;
- Alan VIVIAN, 15 anos, Escuta de Bornemouth;
- Bert "Nippy" WATTS, 7 anos, Escuta de Bornemouth;
PATRULHA LOBO:
- Guia Bob WROUGHTON, 16 anos, favorito de BP, + 1914;
- Cedric CURTEIS, 13 anos, Escuta de Poole;
- John Evans LOMBE, 11 anos, interno de Cheltenham;
- Percy MEDWAY, 14 anos, Escuta de Poole;
- Simon RODNEY, 12 anos ***
PATRULHA CORVO:
- Guia Thomas EVANS-NOBILE, 14 anos, interno de Cheltenham, + 1994;
- Bert BLANFORD, 13 anos, Escuta de Bornemouth;
- Marc NOBLE, 10 anos, interno de Etoon, + 1917;
- Arthur PRIMMER, 15 anos, Escuta de Bornemouth;
- James RODNEY, 14 anos, interno de Harrow.
*** não confirmada a presença.
Estes são os "heróis" que tornaram possível o Centenário agora comemorado.
São dignos de ser recordados, junto com BP, pois foram pioneiros de um método que se mostrou ser a maior descoberta educacional para a juventude do Mundo.

Sem comentários: