segunda-feira, 19 de novembro de 2007

A CHAMA DO CENTENÁRIO

------Na vida de qualquer Escuteiro, a chegada de um grande acontecimento como é a participação num "Rover", num "Nacional", num "Regional" ou num "Nacional" é momento digno de ser registado como um momento forte e inolvidável, pois marca a conquista de novas etapas no seu crescimento como Escuta. Agora imagine-se participar num "Nacional" que se realiza em comunhão com o Jamboree que comemora o Centenário do Escutismo... porque não é apenas a participação num evento irrepetível, mas tão só o comemorar dos 100 anos de Brownsea, que foi "apenas" o "avôzinho" de todos os acampamentos escutistas jamais realizados. Foi ali o laboratório onde Baden-Powell trabalhou em prol de um projecto que o haveria de tornar Cidadão do Mundo e o Chefe Fundador ou Mundial do Escutismo! Sim! Em Brownsea foi preparado o grande Movimento que congrega milhões de jovens em todo o Mundo!
-----O Corpo Nacional de Escutas, realizou na Quinta do Monte do Trigo, em Idanha-a-Nova, de 30 de Julho a 06 de Agosto de 2007, o seu 21º. Acampamento Nacional - o ACANAC ou 13º. Jamboree de Portugal . Estiveram presentes cerca de 10.000 Escuteiros Portugueses e Estrangeiros. Foram jovens Escoteiros provenientes de todo o Continente e das Ilhas dos Açores e Madeira e Escuteiros dos Países de língua oficial portuguesa, como são os casos de São Tomé e Princípe, da Guiné-Bissau e Cabo Verde, além de Escuteiros de França, Bélgica, Espanha e China (Hong-Kong). Foi Chefe de Campo o Chefe Nacional do CNE, Luis Alberto Lindington.
-----No dia 31 de Julho, cerca das 21H00, deu-se a chegada, aos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova, da "Chama do Centenário" do Escutismo, que foi acesa no Quénia, sobre a campa de Robert Baden-Powell - o fundador do Escutismo - e transportada através de África e da Europa. Em França, a caminho do Jamboree Mundial que aconteceu em Inglaterra (Brownsea) em simultâneo com o ACANAC, foi a "Chama" entregue aos elementos da Fraternidade Nuno Álvares (antigos Escuteiros do CNE) que a transportaram para Portugal, onde ficou exposta no cimo do Monte Trigo, depois de haver passado por diversas Regiões Escutistas. Estiveram presentes na cerimónia da entrega da "Chama" ao CNE, o Presidente da Câmara Municipal, Engº. Álvaro Rocha e o Bispo da Diocese, D. José Alves.
----- No dia 01 de Agosto, pelas 08H00, procedeu-se à renovação da Promessa de todos os participantes no ACANAC, sendo esta renovação feita em sintonia com todos os Escuteiros do Mundo.
----- A Casa da Moeda, numa feliz iniciativa, cunhou e colocou em circulação uma moeda de 5 €, comemorativa do Centenário do Escutismo e dos 150 anos do nascimento do seu Fundador - Lord Baden-Powell of Gilwell.

Sem comentários: