terça-feira, 24 de junho de 2008

SER ESCUTEIRO

* O Escutismo envolve 75 000 jovens em Portugal e a nível mundial conta com mais de 24 milhões de escuteiros, em cerca de 150 países, espalhados por todos os continentes do mundo. O Escutismo guia-se por um Ideal e um Método Educativo não formal, decorrente do que Baden-Powell criou.
* Organizam-se em agrupamentos (CNE) ou grupos (AEP), cada um com Lobitos, Exploradores ou Juniores, Pioneiros ou Seniores e Caminheiros, de acordo com a idade. Quem pretenda ser escuteiro, não importa se é rapaz ou rapariga, tem apenas de escolher entre:- o CNE - Corpo Nacional de Escutas - que é o escutismo com ligação à religião católica, ou - a AEP - Associação dos Escoteiros de Portugal - que é um escutismo sem uma ligação religiosa oficial (sendo interconfessional, ou seja, com liberdade religiosa).
* O CNE (que fala em escuteiros) propõe:- A ocupação dos tempos livres com actividades de sã alegria;- O enriquecimento da personalidade, criatividade e solidariedade;- O desenvolvimento das aptidões físicas, em contacto com a Natureza;- A vivência de um ideal, ajudando a ser melhor jovem hoje e melhor cidadão e cristão amanhã.
* A AEP (que fala em escoteiros) defende os mesmos ideiais sem a componente religiosa cristã.- Formação do carácter;- Criação de hábitos de observação, disciplina e confiança em si próprio;- Prática da lealdade e do espírito de ajuda ao semelhante;- Serviço aos outros, mediante acções úteis;- Promoção do seu desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual.
* As duas associações, AEP e CNE têm algumas diferenças no uniforme, sendo que, para quem não conhece, por exemplo, as calças/calções da AEP são de cor castanha e no caso do CNE a cor é o azul. As meias também são de cor diferente, mas tudo isto não é o mais importante porque... Um escuteiro reconhece-se logo!
* Existe uma grande organização, com escalões e tarefas, representadas por aquelas insígnias e emblemas que vês nos seus uniformes. Tudo no uniforme do escuteiro (ou escoteiro) explica o que faz, quem é, a onde pertence, etc. Nada está ali por acaso.
* Existe ainda o guidismo, representado pela Associação Guias de Portugal (AGP), um movimento apenas para raparigas, fundado também por Baden-Powell e desenvolvido pela sua mulher, Olave.

Sem comentários: