segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ESCUTEIRO DE ONTEM E HOJE...

- Nunca, como hoje, o Escutismo teve tantos "antigos" a envergar a farda e a colocar à volta do pescoço o lenço castanho, símbolo de pertença a um Movimento que é, cada ano que passa, mais credibilizado, mais apreciado, mais segundo as necessidades de complemento à educação integral dos jovens, segundo o método do Fundador, Baden-Powell.
- A Fraternidade Nuno Álvares, talvez por acção do seu Patrono, Beato Nuno de Santa Maria, tem crescido a olhos vistos e a sua acção é credora dos maiores elogios em tudo quanto é sociedade, pois esta dá a mão à palmatória e afirma que o Escutismo, tal como é preconizado para os Lobitos, cresce em graça e idade... só que mais amadurecida.
- Fiz a minha Promessa com 7 anos de idade, portanto já há 58 anos! Em tantos anos a reger-me pela divisa "SEMPRE ALERTA... PARA SERVIR", depois de o ter feito "DA MELHOR VONTADE", jamais me passou pela cabeça a ideia de um dia pertencer à Fraternidade. Sempre me repugnou a ideia de uma dia deixar de ser Escuteiro no activo, porque fiel ao lema que sempre orientou os meus propósitos de vida: "QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR... NÃO SERVE PARA VIVER!".
- Mas tudo tem o seu tempo, e o meu tempo no Escutismo já passou à história, porque a vida se encarregou de dizer ser tempo de parar. Valeu a pena? Tudo vale a pena, segundo o poeta, quando a alma não é pequena. Ficaram para sempre as memórias dos vários acampamentos pelo País e por algumas partes do mundo! Ficou-me a certeza de ter andado pelo mundo a cultivar a Amizade - um bem supremo que nunca deve ser alienado - ajudando a crescer muitos jovens de ontem, que hoje estão na sociedade com verdadeiro orgulho daquilo que são... e do que foram graças ao Escutismo!
- Talvez não seja utópico dizer-se que "QUEM FOI ESCUTEIRO UM DIA... SERÁ ESCUTEIRO TODA A VIDA!", porque dentro de nós está sempre o espírito da "RADIOSA FLORAÇÃO...", a certeza de que "SOMOS A FLÔR DA FRAGÂNCIA..." que um dia, talvez ontem mesmo, se reunia "AO REDOR DA FOGUEIRA" ciente de que não foi em vão que pediu ao Chefe Divino "MINHA PROMESSA ATENDE...", porque "NÓS SOMOS OS ESCUTEIROS, DESTA PÁTRIA SEM RIVAL..."
- Por agora... BOA CAÇA e SEMPRE ALERTA... ontem, hoje e sempre, com a Graça de Deus!

Sem comentários: