sábado, 27 de setembro de 2008

ESCUTISMO - Formação integral do jovem

* Agora que recomeçou o ano escolar em todo o País, haverá muitas interrogações que os pais e encarregados de educação gostariam de ver respondidas por quem de direito, quanto àquilo que irão ser as actividades escolares programadas para os educandos à sua responsabilidade.
* Paralelamente ao ano escolar, também se iniciam as actividades da Catequese Paroquial e bem assim írá ser preparado o restabelecimento das actividades Escutistas em todos os Agrupamentos espalhados pelo País.
* O Verão teve o seu epílogo e o balanço do que foi conseguido com o seguir a pista traçada para o ano escutista, nomeadamente:
- O que foi feito em termos de actividades para a Alcateia? Foram cumpridos todos os objectivos propostos? Com que resultados? Prepararam-se as Promessas dos novos Lobitos? E a Passagem, como está prevista? O material tem condições? Foi recuperado o que não estava pronto para utilização? Os seguros... funcionaram? Quando chegar o dia de S. Francisco de Assis, que eles estejam preparados para uma comemoração condigna.
- O Grupo Júnior e o Sénior prepararam actividades próprias ou aceitaram convites de outras Unidades para acampar? Todas as actividades previstas decorreram conforme o plano? Estando em vias de se concretizar a canonização do Beato Nuno de Santa Maria, sabendo nós o que isso significa para todos os Escutas... que tal preparar uma actividade virada para a comunidade, em que sejam postas em evidência as virtudes do Santo Condestável.
- O Clã, depois de haver participado activamente nos Rover's acontecidos um pouco por toda a parte, certamente terá muito para contar. Ao redor da fogueira, em convívio fraterno, preparamos os nossos ouvidos para ouvir e os olhos para vêr as novas que nós trazem das quatro partidas do mundo.
* Perguntou-me alguém como justificava a afirmação de que o Escutismo é uma escola de formação integral do jovem. Sem rebuço de poder errar, disse ao meu interlocutor que o método de Baden-Powell é único, pois prepara o jovem para a vida em sociedade dando-lhe noções do que é a partilha, a generosidade, a lealdade, o saber fazer, além de que lhe incute no espírito a necessidade de ser hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!
*No Escutismo o jovem está ao serviço de Deus, da Igreja e da Pátria; pratica generosamente uma Boa Acção diária, sem nunca regatear doar-se. E, como "o dever do Escuta começa em casa", é no seu lar que o jovem começa por ser exemplo, é na escola que tenta ser o melhor, é na alegria que conseguirá levar os outros a verem no Escutismo essa escola integral.

Sem comentários: