sábado, 22 de novembro de 2008

A PRÁTICA DA BOA ACÇÃO

" O ESCUTEIRO É ÚTIL E PRATICA DIÁRIAMENTE UMA BOA ACÇÃO"
Quando me tornei Escuta, tinha orgulho em dizer a todos o significado do nó na ponta do meu lenço! Mas também tinha consciência de que o não tirar o nó podia induzir em erro aqueles que sabiam tal significado: - "Então... hoje não ajudastes a velhinha a atravessar a rua?"... "Não fizestes hoje a tua B.A., pelo que preciso que me faças um favor..." e outras coisas do género. Se fosse a mostrar má cara, não estava a ser fiel à Lei e à Promessa, pelo que havia quem se aproveitasse para "arranjar um criado barato", como costumava dizer-me o meu Pai.
Quando cresci, ao tornar-me Caminheiro e depois Dirigente, procurei que os rapazes e raparigas que me eram confiados, soubessem o porquê de nunca desmanchar o nó no lenço, pois para o Escuta A BOA ACÇÃO NUNCA ESTÁ FEITA! Penso que a solidariedade não deve ser apenas mostrada naqueles momentos em que prestamos a nossa ajuda a uma causa, em que auxiliamos uma pessoa, ou quando num determinado momento nos é solicitada a ajuda para um qualquer evento a realizar, de índole paroquial, autárquico ou de auxílio a alguma família que esteja mais carênciada de ajuda.
A Boa Acção não é um sinal de menoridade de quem a pratica, pois será com ela que poderemos mostrar o verdadeiro sentido da divisa que um dia escolhemos para a nossa vida: "DA MELHOR VONTADE", enquanto Lobitos, ou "SEMPRE ALERTA...PARA SERVIR", de Explorador a Dirigente... e não podem ser palavras vãs no léxico dos Escuteiros. A ajuda que se presta aos Irmãos é a ajuda que prestamos ao Chefe Divino, que disse: "AQUILO QUE FIZERES A UM DOS MAIS PEQUENOS, A MIM O FARÁS!".
Queridos Amigos e Irmãos Escutas: A BA é verdadeiramente o atestado que podeis exibir para mostrar a vossa entrega total aos Princípios, à Lei e à Promessa que um dia pronuncistes: "PROMETO POR MINHA HONRA E COM A GRAÇA DE DEUS FAZER TODOS OS POSSÍVEIS POR CUMPRIR OS MEUS DEVERES PARA COM DEUS, A IGREJA E A PÁTRIA, AUXILIAR O MEU SEMELHANTE EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS E OBEDECER À LEI DO ESCUTA!"
Será uma forma de vêrmos postos a render os nossos talentos, pois quem dá aos pobres empresta a Deus... e até um sorriso poderá ser uma BA que muito agradará ao Chefe, quando um dia estivermos com Ele, no Acampamento Eterno.
JÁ FIZESTES A TUA BOA ACÇÃO DE HOJE? NÃO? PORQUE ESPERAS?

1 comentário:

Léia Carvalho - LC disse...

hum... tenho q fazer algo mesmo. não fiz ainda, acredita?