terça-feira, 16 de dezembro de 2008

NATAL DE JESUS


É tempo de Natal! Tempo de fraterna união entre os homens de boa vontade... tempo de consumismo, de partilha, de egoísmo e esquecimento de tantos sem abrigo, que repetem no seu dia-a-dia a humildade do presépio de Jesus, o nosso Irmão e Chefe Divino, que quiz nascer numa gruta de recolha de animais, sendo deitado numa manjedoura com palhas a servir de colchão e o bafo de uma vaquinha e de um burrinho como aquecimento!
Os Escuteiros devem, nesta data festiva, mostrar que a Boa Acção não é palavra vã, que a fraternidade, que irmana todos os Escuteiros, também se estende aos que são o nosso próximo! É nesse espírito que devemos partilhar um pouco do nosso calor humano com aqueles que dele carecem, que devemos mostrar que a solidariedade faz parte do nosso léxico, que todos nos doamos " sem esperar outra recompensa senão saber que fazemos a Vossa Vontade Santa!", como dizemos na Oração do Escuta!
O Natal não é apenas mais uma festa, onde podemos comer guloseimas, beber licores finos, receber umas prendas dos familiares e amigos... porque o Natal é a Festa da Família, é a vinda de Jesus, que veio ao mundo para que a humanidade se pudesse libertar do pecado dos nossos primeiros pais. Natal é uma festa em que o coração de todos os homens deverá ser tão grande que nele caibam todos os nossos amigos, mas também aqueles que mais necessitam de sentir que também podem ter o seu Natal, porque Cristo também nasceu para eles!
Imbuídos desse espírito, que possamos ter uma Natal pleno das graças de Deus, com paz, amor e muita saúde! Só assim poderemos dizer:
FELIZ NATAL... BOAS FESTAS... FELIZ ANO NOVO! QUE O ESPÍRITO DE DEUS NOS ACOMPANHE HOJE E TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA, TORNANDO-NOS MERECEDORES DE PERTENCER À FRATERNIDADE DOS ESCUTEIROS DE TODO O MUNDO!