sábado, 14 de fevereiro de 2009

KANDERSTEG - Suiça

Centro Escutista Internacional de Kandersteg - Este Centro, pertence à Organização Mundial do Movimento Escutista e resultou de um sonho de Baden-Powell, logo após o 1º Jamboree Mundial: "que bom seria se pudesse existir um local onde os Escuteiros de todo o mundo se pudessem encontrar".
É um sonho que BP realiza em 1923, com a inauguração do Centro Internacional de Kandersteg, aproveitando um chalet que tinha sido utilizado pelos trabalhadores que abriram o túnel do caminho de ferro nos alpes Suiços.
Como é possível realizar-se um projecto para trabalho de campo no Centro Internacional de Kandersteg? É bastante simples: - Um grupo de escuteiros propõe-se "passar" uma semana em Kandersteg e aí contribuirá, no Centro, com 3 ou 4 dias de trabalho, aproveitando os restantes dias da semana para fazer outras actividades.
À partida terão desde logo a alimentação e o alojamento garantidos pelo Centro.
O custo final da actividade ficará sempre condicionado ao tipo de deslocação utilizado para ir para o Centro.
As "Work Parties" encontram-se abertas a todos os Escuteiros ou Guias que estejam dispostos a trabalhar no Centro. Para serem aceites, devem ter mais de 18 anos de idade, feitos até ao dia de início do trabalho - esta exigência tem em conta que os trabalhos podem exigir o uso de máquinas e equipamentos cujas regras de manuseamento e segurança exigem ter maioridade.
Como funcionam? É simples: - Um grupo de escuteiros desloca-se até ao Centro numa época baixa (Primavera ou Outono) e ajuda em projectos e manutenção do Centro e dos terrenos envolventes;
Esses escuteiros vêm por uma semana, oferecendo 3 ou 4 dias de trabalho ao Centro e ficando com os restantes dias livres para disfrutarem de caminhadas, jogos ou actividades de montanha;
Os gastos são os que se tenham com a viagem de deslocação para o Centro. Em Kandersteg, a alimentação e o alojamento são uma responsabilidade do Centro.
Cada "Work Party" é planeada de forma específica, com requisitos específicos combinados.
Há Associações Nacionais que promovem todos os anos Work Parties, como a Dutch Work Party (DWP), que acontece 2 vezes por ano, todos os anos , ininterruptamente desde 1985. Têm sido responsáveis por muito daquilo que se pode hoje disfrutar no Centro.
A International Work Party (IWP) nasceu de uma iniciativa de ex-membros do Staff de Kandersteg e é aberta aos antigos membros do staff ou visitantes. Foi esta a forma de satisfazerem o desejo de voltarem a estar envolvidos com o Centro, para aqueles que não podem dispôr de 3 meses para lá trabalharem como "staff". Acontece anualmente, durante uma semana de Primavera ou Outono.
"Pode ser um trabalho duro, mas é sempre bastante divertido!" - confidencia-nos quem já viveu a experiência.
E podem acreditar que, quem algum dia fez a experiência de uma Work Party em Kanderteg, volta sempre, pois sabe que deixou naquele Centro um forte contributo.
Todas as informações através do site de Kandersteg (
www.kisc-iwp.info), ou por contacto escrito ou telefónico com o Centro de Kandersteg.

Sem comentários: