terça-feira, 31 de março de 2009

O Dia das Mentiras

"Nossa Senhora, Mãe dos Escutas, ensinai-nos a ser verdadeiros"
*
Todos sabemos que o Escuta não mente, pelo que o Dia das Mentiras ou 1º. de Abril, pese embora a sua provecta idade como evento, que é comemorado em grande parte do mundo, não lhe deve dizer muito!
Ao longo dos meus anos de Escutismo, tive sempre presente o 1º. artigo da Lei, que nos diz que "A HONRA DO ESCUTA INSPIRA CONFIANÇA", logo é verdadeiro, é digno da amizade dos seus semelhantes, porque é alguém com honra, que sabe o verdadeiro sentido do que é ser-se uma pessoa confiável, que sabe respeitar e auxiliar o seu semelhante em todas as circunstâncias, como dizemos na Promessa.
Poderá dizer-se que o Dia das Mentiras é um dia em que se pode brincar com os outros, pregar-lhes algumas partidas... ser "bobo", como dizem os ingleses. Será que isso fará de nós maus Escuteiros? Menos dignos da Lei, dos Princípios e da Promessa que um dia fizemos? Não! Não será uma brincadeira que nos irá tornar menos dignos do caminho que escolhemos, porque acredito que não iremos manchar o nosso orgulho de Escuteiros com "brincadeiras" capazes de nos lançar anátemas no que concerne ao cumprimento dos nossos deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria!
Recordo aqui o Código dos Cavaleiros, que diz:
*
- "ESTAI SEMPRE PRONTOS E ARMADOS, EXCEPTO DE NOITE, QUANDO REPOUSARDES";
- "EM TUDO O QUE FIZERDES PROCURAI ALCANÇAR HONRA E FAMA DE HONESTIDADE";
- "DEFENDEI OS POBRES E OS FRACOS";
- "AUXILIAI AQUELES QUE SE NÃO PODEM DEFENDER";
- "NADA FAÇAIS QUE PREJUDIQUE OU OFENDA OUTREM";
- "ESTAI PREPARADOS PARA LUTAR EM DEFESA DA VOSSA PÁTRIA";
- "TRABALHAI MAIS POR HONRA DO QUE POR LUCRO";
- "NUNCA FALTEIS À PALAVRA DADA";
- "DEFENDEI A HONRA DA PÁTRIA COM A PRÓPRIA VIDA";
- "PREFERI A MORTE HONROSA A VIDA VERGONHOSA";
- "A CAVALARIA EXIGE QUE OS JOVENS APRENDAM A EXECUTAR OS SERVIÇOS MAIS PESADOS E HUMILDES COM ALEGRIA E BOA GRAÇA, E A FAZER O BEM AOS OUTROS".
*
Perante aquilo que deixo escrito, não preciso de vos dizer que auguro um bom Dia das Mentiras... a que correspondereis com a verdade da vossa Divisa, que poderá ser "SEMPRE ALERTA PARA SERVIR"... "DA MELHOR VONTADE"... "SEMPRE PRONTOS", mas será sempre uma divisa de quem vive pela verdade, pois quem é pela Verdade vive em Cristo, o Chefe Divino!
BOM DIA 1º. DE ABRIL... E BOA CAÇA!

Sem comentários: