terça-feira, 3 de março de 2009

O DIA DO PENSAMENTO...

Sir Robert Baden-Powell - o Fundador
*
... como é do conhecimento geral, comemora a data de nascimento do Fundador, mas quem realmente o tenha no coração, terá BP no pensamento todos os dias da sua vida!
Esta lenga-lenga tem uma finalidade única: - um amigo que muito prezo, detentor de uma ligação ao Escutismo quase tão antiga como a minha, ficou admirado por eu ter feito uma postagem sobre São Nuno de Santa Maria, datada de 23 de Fevereiro e olvidar o facto de no dia anterior ser Dia do Pensamento, comemorado sempre no aniversário do Chefe Mundial e Fundador do Escutismo, Sir Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, Lord de Gilwell.
Não há dúvida que o meu amigo poderia estar coberto de razão, não se desse o facto de estar a falar com um cultor de BP, um fanático do método que nos foi legado pelo Cidadão do Mundo, pelo simples facto de haver sido com o Fundador que "cresci em graça e idade", enquanto Lobito, aprendi a "orgulhar-me da minha fé e por ela orientar toda a minha vida", que me consciencializei de que "sou filho de Portugal... e tenho de ser bom cidadão" e de que "o meu dever começa em minha casa", porque foi no Grupo que aprendi a vêr como meu próximo todos aqueles que me rodeiam, sendo a minha Boa Acção de cada dia guiada para o serviço desse mesmo próximo, fiel à noção de que estando Sempre Alerta para Servir me tornaria mais digno de usar o Lenço de Escuteiro ao pescoço e a Insígnia da Promessa sobre o peito . Foi no Escutismo que aprendi a dizer, não só com o coração, mas com todos os meus sentidos: " SENHOR JESUS, ENSINAI-ME A SER GENEROSO, A SERVIR-VOS COMO VÓS O MERECEIS, A DAR-ME SEM MEDIDA, A COMBATER SEM CUIDAR DAS FERIDAS, A TRABALHAR SEM PROCURAR DESCANSO, A GASTAR-ME SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA, SENÃO SABER QUE FAÇO A VOSSA VONTADE SANTA. ÁMEN". Sei que sou como um insignificante insecto perante a grandeza de BP, mas foi com ele que aprendi a ser Dirigente, a transmitir aos mais novos o Espírito do Fundador, não esquecendo o seu conselho "DEIXAI O MUNDO UM POUCO MELHOR DO QUE O ENSONTRASTES... E O MELHOR MEIO PARA O CONSEGUIRDES SERÁ A PRÁTICA DIÁRIA DE UMA BOA ACÇÃO, MESMO PEQUENA!".
Perante isto, será que o meu amigo ainda pensa que eu esqueci o dia 22 de Fevereiro, ou do Pensamento? Julgo que não!

Sem comentários: