segunda-feira, 18 de outubro de 2010

JOTA - JAMBOREE NO AR 2010

Mais um JOTA foi passado, mais uma grande actividade foi proporcionada a todos aqueles que vêem neste evento mundial uma oportunidade para se unirem aos Irmãos Escutas espalhados pelo mundo... através do rádio.
Já em 1913 o Fundador do Escutismo, o nosso eterno Chefe Mundial Baden-Powell, dizia: "...a rádio será no futuro o hobby dos rapazes... é uma actividade enriquecedora cujo futuro é prometedor... espero que os escuteiros a saibam aproveitar."
E a realidade diz-nos que os rapazes e raparigas de todo o mundo souberam aproveitar bem as possibilidades que BP preconizara para a rádio e fizeram dele mais um modo de ampliar o amizade e fraternidade escutista, que é em simultâneo o símbolo e razão de ser do Escutismo... e do mesmo modo do Jamboree no Ar.
Este termo JAMBOREE surge pela primeira vez no ano de 1917, era então o Escutismo um jovem com apenas 10 anos de vida. Baden-Powell pretendeu assinalar este aniversário reunindo jovens de todo o mundo.
Foi no 9º. Jamboree Mundial, realizado em Inglaterra no ano de 1957, que radioamadores escuteiros montaram, pela primeira vez, uma estação de rádio em campo e isso foi o embrião do que depois viria a acontecer em todos os Jamborees. Mas o êxito foi tão grande que desde logo se pensou fazer o primeiro JAMBOREE NO AR, o que veio a acontecer no ano seguinte. Efectivamente, em 1958 cerca de 20 estações, espalhadas por 10 países, estiveram no ar pela primeira vez, dando curso a uma actividade que no 5oº. Jamboree proporcionou contactos entre mais de 500 mil Escuteiros e Guias de todo o mundo!
O indicativo usado em Portugal é CT1 e CT4 - para Portugal Continental -, CT2 para os Açores e CT 3 para a Madeira, seguindo-se outro grupo de duas ou três letras, que indicam a estação, como por exemplo CT1LE a indicar a Estação "Lobo Esfaimado" em Portugal Continental.

Sem comentários: