domingo, 31 de julho de 2011

O CENTENÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL

Associação dos Escoteiros de Portugal:
É uma associação educativa destinada aos jovens, sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública. 

Foi uma fundadora do Escotismo em Portugal e é a mais antiga organização juvenil portuguesa, representando no nosso País o escotismo aberto a todos - independente, interconfessional e multiétnico.
Os Escoteiros de Portugal são, na actualidade, a segunda maior associação juvenil portuguesa, contando com mais de 13 mil jovens que formam 145 unidades locais espalhadas pelo Continente e Regiões Autónomas.
São cem anos de um Movimento que se recusa a envelhecer, que vai  conservando todas as características de um método educativo que tem mantido inalteráveis os seus valores,  mesmo com as constantes actualizações dos programas que o  vão suportando, podendo considerar-se como um caso único de longevidade no confronto com todos os outros sistemas educativos alguma vez desenvolvidos e utilizados no  mundo.
No centenário da criação do primeiro Grupo de Escoteiros em território português, os Escoteiros de Portugal organizam o Acampamento Nacional do Centenário - AcNac onde vão juntar mais de 1 600 escoteiros de vários países.
De 1 a 7 de Agosto, na localidade de Arca, jovens de Portugal, Espanha, Alemanha, Rússia, Islândia, Angola, Guiné-Bissau e Cabo Verde, juntam-se no acampamento que será montado no sopé da Serra do Caramulo para viver uma experiência inesquecível e celebrar o Centenário do Escotismo Português.

Escotismo para todos” é o lema geral que orienta os Escoteiros de Portugal e que será transversal a todo o encontro.

Sem comentários: